Dez Características-chave das Dissertações e Projetos de Final de Ano tcc

 


Um projeto de dissertação ou ano final geralmente terá várias características-chave que são comuns à maioria, embora não seja necessário, todas as áreas disciplinares ou interdisciplinares, seja realizadas no campus, no local de trabalho ou na comunidade. Dissertações e projetos do último ano provavelmente exigirão:

  • Um trabalho prolongado
  • Pesquisa e inquérito
  • Um elemento de originalidade, inovação ou criatividade
  • Um tópico disciplinar ou interdisciplinar
  • Trabalho que é apoiado por fontes relevantes
  • Pensamento crítico e avaliação
  • Contextualização e reconhecimento da provisão de conhecimento
  • Metodologia
  • Comentário auto-reflexivo
  • Uma compilação para conclusões
  • Precisa ser um trabalho prolongado.

1. Isso significa que a dissertação ou o projeto aborda uma questão ou questão central em profundidade.

  •  Precisa ser pesquisa ou pesquisa baseada.

2. Há uma grande variedade de abordagens para a pesquisa, mas central para todas elas é um desejo de descobrir algo significativo sobre nós mesmos ou o nosso mundo. Por exemplo, a pesquisa pode ser qualitativa, quantitativa, baseada em laboratório, baseada em design, artística, etnográfica, participativa, pesquisa-ação, pesquisa 'on', 'para' ou 'com' pessoas, inquérito de primeira pessoa ou qualquer outra abordagem acadêmica.

  •  Precisa de um elemento de originalidade, inovação ou criatividade.

3. As dissertações e os projetos do último ano precisam ir além de limitar os fatos dos livros. A originalidade poderia vir, por exemplo, a aplicação de um quadro teórico a novos dados, avaliação crítica dos argumentos em torno de uma questão controversa, reunindo informações de múltiplas fontes e apresentando de maneira inovadora, ou aplicando a teoria à vida real problemas.

  • Precisa ser relevante para uma disciplina ou fazer uma abordagem interdisciplinar.

4. O aluno geralmente tem a oportunidade de escolher o assunto, mas deve ser relevante para as áreas de interesse do aluno e, portanto, talvez de natureza disciplinar ou interdisciplinar. Às vezes, o foco do projeto pode ser trabalho ou baseado na comunidade.

  • Ele precisa ser apoiado por uma série de fontes relevantes.

5. Fontes que informam dissertações e projetos incluem livros didáticos, artigos de revistas, entrevistas, experiências, blogs, wikis, relatórios de prática e experiência pessoal direta. O que é apropriado depende da situação e dos propósitos para os quais a fonte está sendo usada, e deve ser reconhecido que todas as fontes têm forças e limitações.

  •  Precisa de um elemento de pensamento crítico e avaliação.

6. Os alunos devem considerar e examinar fontes relevantes, questionando o que aprendem e as idéias que lhes são apresentadas. Eles devem considerar uma variedade de idéias, levando a suas conclusões finais e fundamentadas e implementando as habilidades que eles acumularam ao longo de seu grau para pesquisar, analisar e discutir.

  • Precisa ser contextualizado e mostrar o reconhecimento da provisão do conhecimento.

7. É essencial que os alunos compreendam e demonstrem o contexto do trabalho em que eles desenham e contribuem para dentro de seus campos. Dissertações e projetos do último ano no ensino superior devem reconhecer que o conhecimento é incerto e provisório.

  •  Precisa de uma metodologia claramente definida e de métodos apropriados.

8. Estes fornecem uma estrutura, propósito e razão para a dissertação ou projeto e devem ser apropriados para seus objetivos e objetivos.

  •  Ele precisa ser apoiado por um elemento de comentário reflexivo

9. Isso ajuda a entender o raciocínio do aluno e a colocar a dissertação ou o projeto em sua configuração.

  •  Precisa construir até suas conclusões.

10. Dissertações e projetos de final de ano devem basear-se em todos os pontos acima para alcançar um conjunto coerente de conclusões que se relacionam tanto com o tema particular quanto com o processo de pesquisa.